A leitura de histórias infantis, ajudam no desenvolvimento do pensamento cultural e na personalidade das crianças. A literatura infantil é um processo desafiador e motivador, que transforma uma pessoa completamente, ajudando-a a ser mais responsável e crítica. É aí que entra a função da escola, que é de desenvolver na criança o hábito pela leitura. O gosto pela leitura é através de dois fatores: a curiosidade e o exemplo (este que deve ser dado tanto pelos professores quanto pelos pais).
A contação de histórias provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade.
As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequencia lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estimulo e interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita, etc.
Por este contexto,é que cada vez mais as escolas e os pais devem adotar a literatura infantil para a educação das crianças, pois somente assim formarão adultos competentes e responsáveis na formação de um mundo melhor.
Bibliografia:
CASTRO, Eline Fernandes de;
A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança; Retirado de:
A Importância Do Saber Contar Histórias Na Educação Infantil; Retirado de:
Gostei muito do seu texto. Gostaria de fazer uma citação de uma parte. Como faço para colocar sua referência bibliográfica?
ResponderExcluirDesde já agradeço:
Samara
O artigo é bem esclarecedor e da uma visão objetiva sobre a contribuição que as histórias infantis dão ao universo infantil, sobretudo o ator de contar história. Esse ato existe desde de que o mundo é mundo, seja por meio de imagens, sons, transmissão oral através dos tempos.
ResponderExcluirSou professor e ator e conheço bem este universo, pois desenvolvo há algum tempo um trabalho exatamente voltado ao universo da contação de história. Quem quiser conhecer basta acessar: www.projetolivrovivo.com.br
gostei muito desse artigo .
ResponderExcluir